Sejam Bem Vindos!

Blog da Neide.

quinta-feira, 1 de abril de 2010




Pedro Claudio: O significado da Semana Santa para os católicos


* Pedro Claudio


Nós estamos na semana Santa, que tem um significado muito especial para os cristãos, principalmente para os católicos.


Quarta-feira Santa: Dentro da tradição da Igreja Católica (essa tradição não era praticada em Iporá), é realizada a procissão do doloroso encontro de Nossa Senhora das Dores (Maria) com Senhor dos Passos (Jesus). O sacerdote proclama então os Sete Sermões que significam a leitura de 7 passagens bíblicas convidando o povo à conversão e à penitência. Neste ano os homens foram convidados a sair da Cristo Libertador no Bairro Mato Grosso e as mulheres da Vila Itajubá para o grande encontro.


Quinta-feira Santa, com a Santa Missa vespertina, se inicia o Tríduo Pascal. Em Iporá essa celebração é realizada à noite na Igreja Matriz. Segundo palavras de Santo Agostinho, “é o sacratíssimo Tríduo do Crucificado, Sepultado e Ressuscitado” (CALI, p55). Canta-se o “Glória” na celebração da Santa Missa. É o dia da festa da instituição da Eucaristia, do sacerdócio, do mandamento novo e do lava-pés. Nesse dia, deve ser cantada a aclamação Eucarística após os dizeres “Eis o mistério da fé”. A cor litúrgica do dia é o branco. A Santa Missa é encerrada sem os ritos finais. O altar é desnudado à vista de todos, permanecendo assim até a Sexta-feira Santa, quando acontece a Transladação do Santíssimo Sacramento para uma capela.


Sexta-feira Santa não é um dia triste, mas de interiorização, silêncio e jejum. A cruz não é vista como sinal de morte, mas de salvação e vitória. Por isso, os fiéis a beijam em sinal de adoração ao Crucificado. É o único dia no ano em que não há Missa. Em Iporá os fiéis católicos vão se reunir em oração as três da tarde na Igreja matriz, quando se proclamam o sagrado texto do martírio de Jesus.


Sábado Santo é dia do grande silêncio e da grande expectativa. É a vitória sobre a morte. Nesse dia, pode ser incentivado um silêncio alegre, reverencioso e adorador. Por isso, as pessoas deveriam falar menos, falar mais baixo. A Igreja não somente recorda a Ressurreição, como faz memória dela, isto é, o Cristo ressuscita na Vigília Pascal. Todas as celebrações são importantes, mas essa de sábado deve ter a participação de todos.


Domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz. Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa, que em hebreu é Pessach. Ele trouxe a esperança de uma vida melhor, a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas. A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, iluminada e regrada pelos preceitos de Deus.

Um comentário:

  1. Adoro Semana Santa. Nesse período parece que tudo muda. Até a energia fica mais amena.

    Post interessante.

    Bjssss

    ResponderExcluir